O sistema de freios tem como principais funções o controle da velocidade, a parada em movimento e a imobilização do veículo estacionado. Para efetivar estas finalidades são acionados o conjunto de freios hidráulicos através do cilindro mestre e o mecânico através do freio de mão. O sistema completo de freios de um veículos é composto pelo cilindro mestre e roda, disco de freio (sólido ou ventilado), pastilhas, lonas, tambores, pinças, reparos, mangueiras (flexíveis ou fixas), kits centralizadores, válvulas, entre outras, que juntos fazem funcionar o conjunto de freios de um automóvel.
É recomendado revisar o sistema de freios a cada 5.000km, sendo necessário trocar as pastilhas quando elas atingirem a espessura de 2mm das fibras naturais que impulsiona o atrito direto com o disco de freio, caso persista com a pastilha nestas condições será inevitável o comprometimento dos discos de freios e do nível de desempenho de todo sistema.
O óleo lubrificante tem uma utilidade muito ampla. Um bom exemplo de uso do lubrificante é proteger as superfícies metálicas contra corrosão, refrigerar, vedar e reduzir o nível de ruído. De um modo geral o óleo lubrificante dos motores é constituído por uma base mineral ou sintética, com adição de vários outros agentes.
Depois dessa rápida química, se você quiser manter o motor de seu veículo em dia, preste atenção nas regrinhas simples abaixo:
1) O prolongamento da vida útil do motor está diretamente vinculado à qualidade do óleo lubrificante utilizado, à prevenção contra a entrada de contaminantes externos - água, combustível e poeira -, e à troca periódica do filtro de óleo.
2) Para saber qual o melhor óleo para o seu motor, consulte o manual do proprietário.
3) Para que o óleo lubrificante exerça com perfeição suas funções, as manutenções devem ser feitas e seguidas de acordo com as informações técnicas do manual.
4) Verifique com frequência o nível do óleo.
5) Observe os prazos de troca do óleo.
6) Siga rigorosamente o tipo de óleo recomendado no que diz respeito à viscosidade (SAE) e à classificação de serviço (API)
7) Observe os prazos de quilometragem da troca de óleo de acordo com as condições de trabalho de cada veículo.
Para cada tipo de veículo, de acordo com os testes feitos pelo fabricante, a calibragem correta vem especificada no manual do proprietário ou fabricante do veículo.
O que é baixa pressão?
Baixa pressão (pneu murcho) é a falta de ar no pneu; isso acarreta dificuldade em dirigir, desgaste acelerado, reduz a durabilidade e pode até aumentar o consumo de combustível.
O que é alta pressão?
Excesso de ar no pneu, o que causa sobrecarga e o enfraquece, tornando o pneu vulnerável a cortes e impactos, causando desconforto ao dirigir.
Para que serve o rodizio de pneus?
Serve para compensar o desgaste irregular de cada suspensão aumentando assim a eficiência e durabilidade do pneu. Obs.: Deve ser feito a casa 4.000km.
Quando devo trocar meus pneus?
No pneu, há um medidor de profundidade localizado no sulco, que ao igualar-se com a banda de rodagem deve ser trocado. Também em caso de cortes e deformidades.
O Amortecedor é um dos principais componentes do sistema de suspensão.
Instalado junto com as molas em cada uma das rodas, a função do amortecedor é controlar as ações das molas e manter o pneu sempre em contato com o solo diante de superfícies irregulares, como lombadas e buracos.
A estabilidade, conforto e segurança ficam diretamente comprometidos se os amortecedores não estiverem atuando corretamente, isto é identificado pela falta de controle de veículo em curvas ou mesmo a falta de estabilidade em rinha reta.
Suspensão é um conjunto de peças que impedem a transmissão dos solavancos, que a roda sofre, à carroceria. É feito por um conjunto de mola e amortecedor. A roda é ligada ao chassi ou a carroceria. Como a roda é mais leve que o resto do veículo, ao entrar ou sair de um buraco é a roda que vibra e não a carroceria. Há molas de vários tipos: a de feixe, como a que usam todos os caminhões; a mola em espiral, usada tanto na suspensão dianteira como traseira; e mista – espiral na frente e feixe atrás. E ainda o tipo de torção, constituído por um feixe de lâminas, mas que por torção. No eixo dianteiro, quase todos os veículos usam suspensão independente, quando a suspensão não é independente, tem-se um eixo apenas e uma mola em cada roda. Na suspensão independente, em vez de um eixo só, tem-se dois meios-eixos e, na ponta de cada um, as rodas. Como resultado, ao passar num buraco, apenas a roda afetada trepida; a outra não. Esta é a grande vantagem da suspensão independente.
O sistema se completa por um amortecedor, cuja função é amortecer as oscilações que a mola criou. Se não houvesse amortecedor, a carroceria oscilaria para cima e para baixo, e essas oscilações demorariam para acabar. Graças ao amortecedor, essas oscilações diminuem rapidamente, melhorando as condições de conforto dos passageiros.
Alinhamento e balanceamento você conhece a diferença entre os dois?
Quando o motorista leva o seu carro para o balanceamento dos pneus, na verdade o que os técnicos fazem é realizar o equilíbrio entre pneus e rodas, para que haja compensação no conjunto.
O motorista deve balancear o carro a cada 10.000km. Se não for tão disciplinado, pode notar a necessidade de realização do serviço quando o volante começar a trepidar.
E o Alinhamento? Esse também deve ser feito a cada 10.000km, mas tem outra função no veículo. Ele “organiza” o grau de abertura e fechamento das rodas. Para perceber se o carro precisa ou não ser alinhado, basta notar se há desgaste irregular dos pneus, se o volante está fora de centro e se os pneus vivem cantando nas curvas.
“Nada impede que os dois serviços sejam feitos simultaneamente, para a prevenção de problemas maiores e mais graves”.
O escapamento serve para que?
Ele é responsável pela eliminação de gases residuais quentes do motor e pela redução dos níveis de ruídos gerados pelos gases queimados na combustão. É aconselhável a troca do escapamento quando o veículo apresentar elevação nos níveis de ruídos devido a ruptura, trincas ou furos pela fadiga, desgaste ou corrosão. Aconselhamos a escolha do produto cuja marca tenha recebido o certificado de qualidade reconhecida pela ISO 9001 / QS 9000.
No ato da montagem, o importante é que os componentes de sustentação tais como, abraçadeiras, coxins, juntas, borrachas, entre outras, sejam de boa qualidade para o melhor aproveitamento do escapamento do seu veículo.
O catalizador é um equipamento importante?
O Brasil possui uma frota estimada em mais de 17 milhões de veículos automotivos, sendo responsáveis por até 40% da poluição do ar.
Para diminuir a emissão de gases tóxicos emitidos por seus motores, os veículos produzidos no Brasil foram equipados com o catalisador veicular. Este equipamento é capaz de transformar gases como monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio em gases purificados como gás carbono, nitrogênio e água. O catalisador combate a poluição do ar, preservando o meio ambiente e melhorando a sua qualidade de vida.
É proibido por Lei, retirar este equipamento dos veículos originalmente equipado com catalisadoras e aconselhado sua troca a cada 80.000km para sua melhor eficácia.
o bem-estar de nossos clientes está sempre em primeiro lugar!
rodar exige segurança e confiança.
Endereço
Rod. Flávio de Carvalho, 1395 - Capuava - Valinhos / SP
comercial@luizpneus.com.br
Telefone
(19) 3871-5471
(19) 97410-1690
Todos os Direitos Reservados